26 abril 2009

Por Caminhos Abandonados



















Caminhando pela Serra de Monfurado, que é uma elevação com cerca de 425 metros de altitude, situada no distrito de Évora conselho de Montemor-o-Novo. Pois um pouco do seu passado do século XIX e finais de XX, onde foram exploradas várias minas, que foram abandonadas a céu aberto.
Lá se encontram vestígios de galerias e antigos edifícios de apoio a essas explorações do minério de ferro. O topónimo de Monfurdo (Monte furado), terá tido origem nas inúmeras cavidades aí existentes, sendo a principal a Gruta do Escoral. A vegetação dominante é o Sobreiro,e com vestígios de Carvalho. De notar também as minas dos Monges e da Nogueirinha...
E lá se encontra a Freguesia de Santiago do Escoural, um pouco adormecida neste dia 25 de Abril...Mas depois de uma caminhada de cerca de 13Km, o passeio pela pequena vila e o excelente jantar no pequeno restaurante da Dona Camila Pãozinho" A FERRENHA". Que aconselho, serviço simples mas simpático e bem acolhedor.
Sopa Tomatada, Carne de Coentrada, o pudim Abade de Priscos. Simplesmente deliciosos...


3 comentários:

Ana Oliveira disse...

Friend

Isto é o que eu chamo um dia bem passado: boa companhia, divertimento, desporto e boas comidinhas (nem falo das bebidas...parecia mal!!!)

As melhoras das dores de costas...

Beijos

Ana

2007friend disse...

Olá Ana, podes querer, foi muito bom, pois até o tempo ajudou, nem calor nem chuva...E o vinho Alentejano estava óptimo tb...As costas essas é que ficaram a sofrer um pouco, por causa da mochila...
Obrigada Bjs

kris disse...

Friend

isso é que foi um dia em grande. Já andei por essas terras. maravilha!!

beijos